Título: Investigação de variantes genéticas em genes precursores e do processamento de microRNA em associação com a toxicidade durante o tratamento da LLA em pacientes na Região Amazônica

Aluno: Elisa da Silva Menezes

Local: Auditório do Núcleo de Pesquisas em Oncologia

Data: 06/03/2023

A Leucemia Linfoide Aguda (LLA) é o tipo de neoplasia maligna infantil mais comum em todo o mundo. Diferentes publicações da literatura relatam que a terapia padrão empregada para o tratamento de LLA apresenta sucesso clínico diferenciado em populações etnicamente distintas. O sucesso do tratamento clínico é maior em populações europeias e menor em populações latino americanas e com elevada contribuição indígena nas quais o prognóstico desfavorável (65,3%) está relacionado com a ocorrência de toxidades graves que limitam o tratamento adequado e podem, muitas vezes, levar ao óbito dos pacientes. As diferenças observadas no padrão divergente de resposta aos fármacos podem ser explicadas, em boa parte, por variantes genéticas em genes precursores e do processamento de microRNA, que alteram a função normal de microRNAs em genes relacionados a vias farmacológicas da quimioterapia da LLA. Logo, estudos genômicos capazes de identificar a variabilidade genética com marcadores associados a toxicidade na terapia da LLA na população amazônica são de grande impacto científico e podem refletir positivamente na saúde pública. O presente trabalho objetiva investigar a variabilidade genômica presente em genes de microRNA e em genes codificadores de proteínas do complexo de síntese de microRNA, associada a toxicidade em fármacos usados no tratamento da LLA em pacientes infantis da região amazônica. A amostra foi composta por 77 pacientes diagnosticados com LLA, atendidos no setor de oncologia pediátrica do Hospital Octavio Lobo. Na genotipagem das variantes estudadas utilizou-se a plataforma QuantStudio™ TaqMan® OpenArray™. As análises estatísticas foram realizadas empregando programa estatístico SPSS v.25.0. Todos os testes estatísticos foram baseados em uma probabilidade bicaudal e um p valor < 0,05 foi considerado significante. O presente estudo pretende contribuir para o estabelecimento da medicina de precisão no Brasil, maximizando a eficácia terapêutica e minimizando toxicidades associadas.

• Dra. Marianne Rodrigues Fernandes (Orientadora - UFPA)
  • Dr. Pablo Diego do Carmo Pinto (UFPA)
  • Dr. Rommel Mario Rodriguez Burbano (UFPA)
  • Dr. Samir Mansour Moraes Casseb (UFPA)