Título: Análise do número de cópias do gene her2 no DNA tumoral circulante e sobrevivência global de pacientes com carcinoma de mama

Aluno: Priscila Salvador de Almeida Tinoco Silva

Local: Auditório do NPO

Data: 30/01/2023

A biópsia líquida tem se apresentado como um método minimamente invasivo bastante promissor na medicina de precisão em oncologia. Apesar da biópsia líquida não substituir a biópsia de tecido tumoral convencional, já apresenta resultados promissores no diagnóstico do câncer, sendo possível identificar a heterogeneidade intratumoral, além de apontar terapias específicas para o tratamento de neoplasias. O gene HER2 (receptor do fator de crescimento epidérmico humano tipo 2) está alterado em cerca de 20% dos cânceres de mama e a variação do número de cópias (CNV) no gene HER2 estão correlacionados com um pior prognóstico e resistência ao tratamento. Atualmente, o status de HER2 é identificado através da quantificação da expressão proteica por imuno-histoquímica (IHQ) e análise de amplificação do gene por hibridização in situ fluorescente (FISH) em tecidos biopsiados. Pacientes com câncer de mama considerados HER2-positivos são candidatos à terapia alvo específica anti-HER2. A análise com métodos altamente sensíveis como PCR digital em gotas (ddPCR) tem surgido como uma alternativa para o diagnóstico preciso e rápido na identificação do status HER2. Portanto, o presente estudo analisou através da ddPCR, CNVs do gene HER2 de 36 pacientes com carcinoma mamário em tratamento no Hospital Universitário João de Barros (Belém-PA), e em seguida os resultados foram correlacionados com os dados clinico-patológicos, e também foi verificado o impacto na Sobrevivência global (SG). Durante análise no ddPCR, 9/36 pacientes apresentaram resultados inconclusivos. Ao comparar os resultados de CNV das 27 pacientes com o status HER2 positivo (3+/2+ confirmado no FISH) e negativo (0/1+) na IHQ, os valores encontrados indicam alta sensibilidade do método com valores aproximados da significância estatística (p=0,547, mediana=2,30 e 2,03, intervalo interquartílico 25th=1,75 e 1,63 respectivamente). Observamos que 17 pacientes apresentaram HER2 positivo na IHQ, 64,70% (11/17) apresentaram ganho de CNV (mediana=2,52 e intervalo interquartílico 25th= 2,34) e 35,3% (7/10) pacientes apresentaram HER2 negativo (p˂0,001), essa análise indica grande relevância clínica. Esses dados corroboram com o fato da análise de ctDNA na ddPCR ser sensível o suficiente para detectar alterações genéticas antes que elas possam ser detectadas em exames no tecido tumoral. Na correlação da SG com os dados clínico-patológicos, pacientes com resultado HER2 3+ (p=0,00018), obtiveram SG de aproximadamente 150 meses, esses dados corroboram com estudos recentes indicando que pacientes com uma alta expressão de HER2, possuem maior sensibilidade à terapia alvo. Assim, conclui-se que as análises de CNV de HER2 no ctDNA de pacientes com carcinoma de mama apresentaram resultados que indicam a sensibilidade do método por ddPCR, e são primordiais para um bom entendimento da biópsia líquida na prática clínica, além de possuírem grande potencial de definirem prognóstico e a melhor abordagem terapêutica.

• Dra. Danielle Queiroz Calcagno (Orientadora)
  • Dra. Bárbara do Nascimento Borges (UFPA)
  • Dra. Cynthia Mara Brito Lins Pereira (UFPA)
  • Dr. Paulo Pimentel de Assumpção (UFPA)