Projeto  “CIÊNCIA NO TUCUPI”

O Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Clínica Médica (PPGOCM), atento aos anseios da comunidade não-acadêmica por informações científicas de alta qualidade, decidiu iniciar um projeto de divulgação científica envolvendo seus alunos e docentes, para dividir com a sociedade os resultados das pesquisas realizadas pelos pesquisadores do Programa.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Bruno Lopes Santos-Lobato, este projeto de divulgação científica será denominado “CIÊNCIA NO TUCUPI” (nome escolhido após uma enquete nas redes sociais) e atuará em 2 estratégias:

1) Produção de vídeos curtos onde alunos irão descrever suas motivações para a pesquisa, detalhes metodológicos e seus resultados finais;

Vídeo I feito por Leandro Magalhães, Mestre em Genética pela UFPA.

 

2) Podcast de entrevistas com alunos e docentes, focando em suas atividades acadêmicas, com um formato descontraído. Nosso principal público-alvo são jovens com interesse em Ciências Médicas e que estejam considerando iniciar uma carreira científica.

Apresentação

Podcast I: Atenuação de processo de neuroinflamação pelo uso do fármaco indometacina

Podcast II: Epidemiologia da Esclerose múltipla na Região Norte

 

Mídia

A Pesquisa Oncológica na Universidade Federal do Pará foi matéria de capa do caderno Amazônia Viva, do Jornal O Liberal, edição de dezembro de 2015. A matéria abordou os métodos e estudos realizados na UFPA para o combate e tratamento ao câncer.

Foram entrevistados docentes pesquisadores da instituição, incluindo o Diretor Geral do Núcleo de Pesquisas em Oncologia, Prof. Dr. Sidney Emanuel Batista dos Santos e o discente de Doutorado Williams Ferdandes Araújo, o qual também é docente da Faculdade de Medicina da UFPA e Coordenador da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Universitário João de Barros Barreto.

A edição de dezembro de 2015 do caderno Amazônia Viva pode ser lida online neste link.

Pesquisa sobre câncer no estômago também foi destaque no quadro "Ciência pai d'égua", no Bom Dia Pará.

 

Premiação

O pôster do trabalho “Associação de Polimorfismos do Complexo de Genes KIR com a Infecção Crônica pelo Vírus da Hepatite C e a Resposta Terapêutica em uma População da Amazônia Oriental Brasileira” recebeu prêmios e distinções na Sessão de Abertura do XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia. O evento ocorreu na Bahia.