Título: Efeito do consumo do azeite de oliva extravirgem: Estudo em crianças com fibrose cística atendidas em um centro especializado em Belém-PA

Aluno: Claudia Cruz Barbosa

Local: Auditório do NPO

Data: 22/12/2022

A fibrose cística (FC) é uma doença genética autossômica que afeta a proteína reguladora da condutância transmembrana na fibrose cística (CFTR), que funciona como um canal de cloro regulando o balanço entre íons e água através do epitélio. A nutrição tem demonstrado um importante papel neste agravo devido à necessidade de uma prescrição dietética diferenciada por meio de uma alimentação hipercalórica e hiperlipídica associado a um acompanhamento antropométrico, e como estratégia alimentar o azeite de oliva extravirgem pode trazer diversos benefícios devido sua composição rica em ácidos graxos monoinsaturados (MUFA) e seus compostos bioativos considerados nutraceuticos, que são capazes de modular a expressão gênica interferindo na produção de proteínas e metabólitos; possui efeitos antiinflamatório, antioxidante e antimicrobiano. O estudo buscou avaliar o efeito da ingestão do azeite de oliva extravirgem em crianças com fibrose cística atendidas em um centro especializado em Belém-PA. Foi realizado um ensaio clínico com crianças na faixa etária de 2 a 11 anos atendidas no Hospital Universitário João de Barros Barreto, quanto a amostra havia 26 indivíduos na idade estudada porém 6 não estavam aptos a participar da pesquisa, foi possível contactar 18 porém 3 se recusaram a participar, portanto a pesquisa contou com 15 indivíduos, o grupo exposição (n=8) recebeu acompanhamento dietético e azeite de oliva extravirgem durante três meses e o grupo controle (n=7) a orientação nutricional padrão para a doença. As variáveis analisadas foram: a antropometria- (Estatura/idade e Índice de massa corporal/idade), exames para investigar o perfil lipídico (Colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos), o status glicêmico (glicemia em jejum) perfil hepático (transaminase oxalacética (TGO), transaminase pirúvica (TGP), fosfatase alcalina e Gama glutamil). Houve redução nas taxas de TGP (p=0.0259), TGO(p=0.0259), glicemia de jejum (p= 0.0355) e triglicerídeos (p=0.0157) com diferença significativa quando comparado os grupos controle e intervenção. A suplementação com azeite de oliva extravirgem mostrou ser efetiva, no entanto diversos fatores podem influenciar na saúde destas pessoas como os hábitos de vida, o estado de saúde geral e variantes genéticas individuais, por isso estudos com tempo mais longo de ingestão e com maior número de participantes de preferência multicêntricos devem ser avaliados, porém o azeite de oliva extravirgem se mostra como mais uma ferramenta para agregar as diversas medidas para melhorar a qualidade de vida dessa população.

• Dr. João Farias Guerreiro (Orientador - UFPA)
  • Dra. Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos (UFPA)
  • Dra. Marília de Souza Araújo (UFPA)
  • Dr. Rosivaldo dos Santos Borges (UFPA)