Título: Caracterização taxonômica em análise de metatranscriptômica do câncer gástrico na população paraense

Aluno: Daniel de Souza Avelar da Costa

Local: Auditório do NPO

Data: 20/09/2022

A atuação do microbioma na progressão do Câncer Gástrico, na forma de Helicobacter pylori e o vírus Epstein-Barr é um fato extensivamente estudado na literatura devido sua capacidade de induzir a carcinogênese, bem como demandar tratamentos específicos, respectivamente. Sendo assim, a caracterização do microbioma bacteriano e viral e o estudo das associações do microorganismos ali presentes figuram-se como uma ferramentas valiosas para melhor compreensão da contribuição desse fator na equação cujo produto final é o Câncer Gástrico. Portanto, o presente estudo visa propor uma metodologia para a caracterização taxonômica dos microorganismos presentes no microbioma associado ao Câncer Gástrico de pacientes paraenses do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Este método, que utiliza as ferramentas Trimmomatic, Centrifuge e Recentrifuge, tem como finalidade descrever o microbioma bacteriano e viral de amostras de metatranscriptoma, garantir a confiabilidade destes resultados e compará-los com a literatura. Ao comparar os 40 microorganismos mais encontrados neste trabalho com os de outros artigos, ao menos 4 bactérias comuns a todos foram encontradas, demonstrando a viabilidade do método. Também foi identificado uma prevalência de 20.58% de amostras categorizadas como EBV+, um percentual maior do que o esperado pela literatura.

• Dr. Fabiano Cordeiro Moreira (Orientador)
  • Dr. Diego Assis das Graças (UFPA)
  • Dr. Paulo Pimentel de Assumpção (UFPA)
  • Dr. Samir Mansour Moraes Casseb (UFPA)