Título: Relação entre hábitos alimentares de risco, variantes em genes de metabolização de xenobióticos, regulação da inflamação e de reparo do DNA e a suscetibilidade ao carcinoma gástrico em uma amostra populacional do Estado do Pará

Aluno: Tayana Vago de Miranda

Local: Videoconferência - Link

Data: 13/12/2021

O carcinoma gástrico (CG) é o quinto tumor maligno mais frequente a nível global, apresentando baixa taxa de sobrevida e a terceira principal causa de morte por neoplasia maligna no mundo. Evidências sugerem que alguns componentes da dieta podem modular geneticamente o desenvolvimento do câncer. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre perfil alimentar, variantes em genes de metabolização de xenobióticos, regulação da inflamação e de reparo do DNA e a suscetibilidade ao carcinoma gástrico em uma população miscigenada do estado do Pará. Os resultados deste estudo demonstram que os indivíduos diagnosticados com CG apresentavam baixo consumo de frutas, verduras e legumes, assim como de alimentos integrais e alto consumo de grãos refinados. O consumo elevado de alimentos ultraprocessados, refrigerantes e alimentos conservados em sal aumentaram o risco para o CG na população estudada. Na análise de variantes genéticas, obteve-se correlações positivas do consumo de alimentos considerados carcinogênicos com o gene NQO1 e relações significativas com os genes PLIN, SHGB1 e TERT; após correções estatísticas, três polimorfismos dos genes TERT, PLIN e SH2B1 (rs2736100, rs894160 e rs7498665, respectivamente) foram relacionados ao risco de desenvolvimento do CG no grupo estudado. Em análise dos fatores de risco, o tabagismo em associação com variante do gene TERT aumentou o risco para a neoplasia estudada. Este estudo possibilitou uma ampla análise da interação gene-dieta na suscetibilidade ao carcinoma gástrico, destacando-se a importância da realização de novos estudos com populações maiores para melhor compreender a relação destes marcadores com a suscetibilidade a este tipo de tumor.

• Dra. Marília de Souza Araújo (Orientadora - UFPA)
  • Dra. Daniela Lopes Gomes (HOL)
  • Dra. Danielle Queiroz Calcagno (UFPA)
  • Dr. Ney Pereira Carneiro dos Santos (UFPA)