O câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil. Para vencer a doença é preciso perder o medo de falar do assunto. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Região Norte possui a maior taxa de incidência de câncer de colo do útero do Brasil. Diferente de todo o restante onde o câncer de pele não-melanoma é mais frequente, seguido pelo de mama.
Dados do INCA estimam que enquanto nas outras regiões a taxa de incidência, em média, é de 17 casos para cada 100 mil mulheres, na Região Norte, esse índice é de 24 casos para cada 100 mil mulheres. O câncer de colo uterino é causado pelo HPV, o papiloma vírus humano.
Ainda segundo o INCA, no Estado do Pará os tipos mais frequentes em homens são os de próstata, estômago e pulmão. Nas mulheres, os mais comuns são cânceres de mama, colo do útero e câncer de estômago estão entre os principais.
No Pará o câncer de mama ultrapassa o número esperado para câncer de colo de útero. E diferentemente de todas as regiões do Brasil, somente no Estado os casos de leucemias possuem alta incidência, ficando em quinto lugar nas mulheres e sexto lugar nos homens.
A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de combatê-la. Consulte sempre seu médico.
Fontes: EBC Rádios | Hospital Ophyr Loyola (HOL)