O Serviço de Pesquisa Clínica em Endocrinologia e Diabetes da UFPA, que funciona no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), foi considerado excelente pelo FDA (Food and Drug Administration, dos Estados Unidos), recebendo recomendação para a continuação do trabalho. A pesquisa, coordenada pelo Prof. Dr. João Soares Felício, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas, está à frente de diversos projetos gerenciados pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

O FDA é considerado um dos mais rigorosos órgãos do governo dos Estados Unidos, cuja função é controlar os alimentos e medicamentos, por meio de diversos testes e pesquisas. Este tipo de auditoria é eventual e possui caráter punitivo, mas o resultado final alcançado pelo Centro de Pesquisa Clínica do HUJBB foi extremamente satisfatório.

As atividades médicas desenvolvidas no Centro foram aprovadas com excelência, de acordo com as boas práticas clínicas, e atendem às exigências das instituições regulatórias nacionais e internacionais. O inspetor-chefe do FDA deixou expressa a recomendação “continuem o bom trabalho”, valorizando toda a equipe responsável pelos serviços. Caso a avaliação tivesse um resultado negativo, o setor poderia ser fechado.

Segundo o coordenador da pesquisa, Prof. João Felício, o trabalho realizado no Centro é de extrema importância para a Instituição e para a comunidade acadêmica. Dentre as principais funções, estão: assistência especializada; a própria pesquisa, que resulta em publicações científicas; e captação de recursos externos, por exemplo.

“Nós sentimos muito orgulho do nosso trabalho no Centro de Pesquisa e gratidão à nossa Instituição, que sempre nos apoiou. A FDA não vem ao Brasil com frequência e, geralmente, não envia muitos inspetores. Dessa vez, três inspetores avaliaram o trabalho no Centro de Pesquisa como excelente. É uma sensação de dever cumprido”, destacou o professor João Felício.

A Fadesp ficou honrada com o resultado, parabenizou a equipe coordenada pelo professor João Soares Felício e compartilhou dessa excelente notícia com a comunidade em geral, "pois é um desafio trabalhar com pesquisa no Pará e no Brasil, agora melhor direcionada com o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação", finaliza a Fundação.

Texto: Assessoria de comunicação da UFPA.