A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/UFPA) está recebendo propostas para o custeio de publicações científicas em revistas de circulação internacional, no âmbito do Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ). O Edital do PAPQ estabelece a cobertura de despesas de tradução, revisão, preparo de imagens (ou ilustrações) e taxas de publicação de artigos submetidos para publicação em revistas estrangeiras bem avaliadas pelas respectivas áreas de conhecimento, adotando-se como referência o sistema Qualis de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

O objetivo do Programa é fomentar a publicação de artigos científicos de autoria de docentes, técnicos e discentes da UFPA em revistas de circulação internacional. O PAPQ faz parte da política institucional de fortalecimento dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq.

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, o PAPQ tem contribuído para um crescimento importante das publicações internacionais da UFPA. “Os indicadores de produção científica da Universidade têm demonstrado esse crescimento e isso tem sido importante para fortalecer os programas de pós-graduação e para propiciar novas oportunidades de cooperação com grupos de pesquisa estrangeiros. Por essa razão e por considerar que este é um programa estratégico, estamos iniciando o ano com o lançamento desse Edital, buscando estimular o avanço da produção científica em nossa instituição”.

Como participar - Para receber o apoio, as solicitações devem ser encaminhadas à Diretoria de Pesquisa (DPQ) da Propesp pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu ou pela Unidade Acadêmica à qual está vinculado autor do artigo, cuja publicação será apoiada. Os recursos destinados às propostas selecionadas são da ordem de R$300.000,00 (trezentos mil reais), oriundos do orçamento da Pró-reitoria para o ano de 2016.

O apoio será concedido à publicação de artigos que tenham como primeiro autor docente, técnico ou discente da UFPA, integrante de Grupo de Pesquisa cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, inclusive discente egresso, quando se tratar de artigo relacionado a trabalho realizado em Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade. Conforme o Edital, será considerado egresso, o discente com dissertação ou tese defendida há menos de dezoito meses da data de submissão da proposta.

Fluxo contínuo - A submissão de propostas poderá ser realizada até 12 de dezembro de 2016. A avaliação e contratação das propostas aprovadas serão efetivadas por ordem de chegada à Propesp, até o limite do recurso disponível. Juntamente com as propostas, devem ser apresentados os documentos especificados no Anexo do Edital. As solicitações de apoio devem ser encaminhadas pelo Protocolo Geral da UFPA, dirigidas à Diretoria de Pesquisa da Propesp.

O resultado do julgamento das propostas será informado ao candidato por meio de mensagem eletrônica. Em caso de indeferimento, o interessado terá o prazo de cinco dias para recorrer da decisão. O recurso deverá ser enviado à Diretoria de Pesquisa da Propesp.

Para mais informações, consulte o edital ou acesse o site da Propesp.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Propesp