O Núcleo de Pesquisas em Oncologia e o Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas da UFPA, externam com profundo pesar o falecimento do Prof. Dr. Horácio Schneider e se solidarizam com os familiares e amigos.

Dentro de seu legado, construiu várias amizades, as quais perduram até hoje, assim como  contribuiu para a nucleação de novos grupos de pesquisa em instituições da Amazônia.  Laureado com a Comenda Grão Cruz da Ordem do Mérito Científico Nacional, Presidente da Sociedade Brasileira de Genética e da Sociedade Brasileira de Primatologia. Integrante do Comitê Assessor da Área de Ciências Biológicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1 do CNPq e Professor Titular do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança da UFPA. Exerceu na UFPA cargos de Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitor de Relações Internacionais, Pro-Reitor de Planejamento e Diretor do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança-PA.