Projeto  “CIÊNCIA NO TUCUPI”

O Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Clínica Médica (PPGOCM), atento aos anseios da comunidade não-acadêmica por informações científicas de alta qualidade, decidiu iniciar um projeto de divulgação científica envolvendo seus alunos e docentes, para dividir com a sociedade os resultados das pesquisas realizadas pelos pesquisadores do Programa.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Bruno Lopes Santos-Lobato, este projeto de divulgação científica será denominado “CIÊNCIA NO TUCUPI” (nome escolhido após uma enquete nas redes sociais) e atuará em 2 estratégias:

1) Produção de vídeos curtos onde alunos irão descrever suas motivações para a pesquisa, detalhes metodológicos e seus resultados finais;

Vídeo I feito por Leandro Magalhães, Mestre em Genética pela UFPA.

 

2) Podcast de entrevistas com alunos e docentes, focando em suas atividades acadêmicas, com um formato descontraído. Nosso principal público-alvo são jovens com interesse em Ciências Médicas e que estejam considerando iniciar uma carreira científica.

Apresentação

Podcast I: Atenuação de processo de neuroinflamação pelo uso do fármaco indometacina

Podcast II: Epidemiologia da Esclerose múltipla na Região Norte

 

Mídia

A Pesquisa Oncológica na Universidade Federal do Pará foi matéria de capa do caderno Amazônia Viva, do Jornal O Liberal, edição de dezembro de 2015. A matéria abordou os métodos e estudos realizados na UFPA para o combate e tratamento ao câncer.

Foram entrevistados docentes pesquisadores da instituição, incluindo o Diretor Geral do Núcleo de Pesquisas em Oncologia, Prof. Dr. Sidney Emanuel Batista dos Santos e o discente de Doutorado Williams Ferdandes Araújo, o qual também é docente da Faculdade de Medicina da UFPA e Coordenador da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Universitário João de Barros Barreto.

A edição de dezembro de 2015 do caderno Amazônia Viva pode ser lida online neste link.

 

Premiação

O pôster do trabalho “Associação de Polimorfismos do Complexo de Genes KIR com a Infecção Crônica pelo Vírus da Hepatite C e a Resposta Terapêutica em uma População da Amazônia Oriental Brasileira” recebeu prêmios e distinções na Sessão de Abertura do XXI Congresso Brasileiro de Hepatologia. O evento ocorreu na Bahia.