Doutorado

 

Disciplinas obrigatórias (11 créditos, 165 horas)

 

Área de Concentração: comum a ambas as áreas

 

Bioestatística Aplicada (3 créditos, 45 horas)

Responsáveis: André Salim Khayat e Fabiano Cordeiro Moreira.
Ementa: A disciplina consiste em fornecer conhecimentos sobre conceitos e métodos estatísticos com aplicações em oncologia, enfatizando os testes utilizados com mais frequência e que capacitem o estudante a optar pelo método estatístico (de acordo com as características de suas amostras e tipo de pergunta experimental), a executar os testes eleitos (com o uso de softwares específicos) e interpretar os dados obtidos, visando também auxiliá-lo na melhor compreensão de seus resultados, contribuindo, assim, significativamente na elaboração/realização/conclusão de sua dissertação, tese ou artigo científico.
Avaliação: Frequência, participação e resolução de testes aplicados.
Conteúdo: Introdução à Estatística aplicada;  Descrição e obtenção de amostras; Medidas de tendência central e de dispersão; Distribuição normal e distribuição amostral das médias; Teste de hipóteses; Distribuição t; Comparação entre médias de duas amostras; Análise de variância; Correlação e regressão; Cálculo de probabilidades e a distribuição binomial; Teste do Qui-Quadrado;  Testes não-paramétricos.

 

Bioética (2 créditos, 30 horas)

Responsáveis: Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos e João Soares Felício.
Ementa: A disciplina consiste em fornecer conhecimento e fomentar a discussão sobre conceitos e temas atuais relacionados à ética. O código de ética dos profissionais da área da saúde tem sua origem no reconhecimento da liberdade como valor central e das demandas políticas inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. O código de ética busca a benevolência; defesa da universalidade dos direitos humanos; consolidação da cidadania; respeito à diversidade; acesso as informações; e verdade. Portanto, o estudo da Bioética abriga discussões sobre as atribuições do profissional da área de saúde, assim como, o reconhecimento de seus direitos e deveres garantido de acordo com princípios ético.

Conteúdo:

1. Filosofia e Bioética.

2. Ética em Pesquisa.

3. Princípio da Beneficência: consiste em assegurar o bem estar dos indivíduos, afim de evitar danos e garantindo que sejam supridas suas necessidades e interesses.

4. Princípio da Autonomia (respeito às pessoas): o profissional deve respeitar as crenças, a vontade e valores morais do sujeito e do paciente.

5. Princípio da Justiça: igualdade da repartição dos benefícios e bens em qualquer área da ciência.

6. Princípio da Não Maleficência: assegura a possibilidade mínima ou inexistente de danos físicos aos sujeitos da pesquisa (pacientes) de ordem psíquica, moral, intelectual, espiritual, cultural e social.

7. Princípio da Proporcionalidade: defende o equilíbrio entre os benefícios e os riscos, sendo maior benefício às pessoas. O objetivo de estudo da bioética é a criação de uma ponte entre o conhecimento científico e humanístico, a fim de evitar os impactos negativos sobre a vida.

8. Normas, Leis e Diritrizes.

9. Bioética e Pesquisa em animais.

10. Áreas temáticas (Genética, Pesquisa em Humanos, Eutanásia, entre outros temas).

 

Referências Bibliográficas:

Alberts et al. (2007) Fundamentos da Biologia Celular, 2ª edição. Ed. Artmed. Porto Alegre

Freshney, RY (2000) Culture of animal cells; a manual of basic technique. 4th edition. New York, Wiley

https://www.ufrgs.br/bioetica/

 

Referências específicas:

Artigos científicos de revistas nacionais e internacionais serão utilizados como exemplos e como base para teste de aplicações estatísticas.

 

Fundamentos de Oncologia (4 créditos, 60 horas)

Responsáveis: André Salim Khayat, Danielle Queiroz Calcagno, Ney Pereira Carneiro dos Santos, Paulo Pimentel de Assumpção e Samia Demachki.
Ementa: A disciplina objetiva oferecer conhecimentos e fundamentos básicos em oncologia, de modo a permitir ao estudante o entendimento contextual da oncologia, e, em especial a percepção na necessidade de considerar a oncologia de maneira integral em suas diversas características moleculares, celulares, patológicas e clínicas.
Conteúdo: Definição e bases genéticas do câncer; bases de biologia molecular e celular; oncogenes; genes supressores tumorais, modelos de carcinogênese; fatores ambientais (químicos, físicos e biológicos); célula tronco tumoral; angiogênese; metástase; definição de câncer, com ênfase aos aspectos histopatológicos e evolutivos (intraepitelial, microinvasivo, invasivo e metástase); modelos de carcinogênese; diagnóstico histopatológico e imunoistoquímico; classificações “moleculares” do câncer de mama e gástrico; estadiamento patológico; fatores prognósticos e preditivos em câncer; introdução à farmacogenômica/Medicina personalizada; epidemiologia do câncer; bases do tratamento cirúrgico; fundamentos da radioterapia; quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia;  suporte oncológico; bases da pesquisa clínica.

  

Mestrado

 

Disciplinas obrigatórias (6 créditos, 90 horas)


Áreas de Concentração: comum a ambas as áreas

 

Bioética (2 créditos, 30 horas)

Responsáveis: Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos e João Soares Felício.
Ementa: A disciplina consiste em fornecer conhecimento e fomentar a discussão sobre conceitos e temas atuais relacionados à ética. O código de ética dos profissionais da área da saúde tem sua origem no reconhecimento da liberdade como valor central e das demandas políticas inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. O código de ética busca a benevolência; defesa da universalidade dos direitos humanos; consolidação da cidadania; respeito à diversidade; acesso as informações; e verdade. Portanto, o estudo da Bioética abriga discussões sobre as atribuições do profissional da área de saúde, assim como, o reconhecimento de seus direitos e deveres garantido de acordo com princípios ético.

Conteúdo:

1. Filosofia e Bioética.

2. Ética em Pesquisa.

3. Princípio da Beneficência: consiste em assegurar o bem estar dos indivíduos, afim de evitar danos e garantindo que sejam supridas suas necessidades e interesses.

4. Princípio da Autonomia (respeito às pessoas): o profissional deve respeitar as crenças, a vontade e valores morais do sujeito e do paciente.

5. Princípio da Justiça: igualdade da repartição dos benefícios e bens em qualquer área da ciência.

6. Princípio da Não Maleficência: assegura a possibilidade mínima ou inexistente de danos físicos aos sujeitos da pesquisa (pacientes) de ordem psíquica, moral, intelectual, espiritual, cultural e social.

7. Princípio da Proporcionalidade: defende o equilíbrio entre os benefícios e os riscos, sendo maior benefício às pessoas. O objetivo de estudo da bioética é a criação de uma ponte entre o conhecimento científico e humanístico, a fim de evitar os impactos negativos sobre a vida.

8. Normas, Leis e Diritrizes.

9. Bioética e Pesquisa em animais.

10. Áreas temáticas (Genética, Pesquisa em Humanos, Eutanásia, entre outros temas).

 

Referências Bibliográficas:

Alberts et al. (2007) Fundamentos da Biologia Celular, 2ª edição. Ed. Artmed. Porto Alegre

Freshney, RY (2000) Culture of animal cells; a manual of basic technique. 4th edition. New York, Wiley

https://www.ufrgs.br/bioetica/

 

Referências específicas:

Artigos científicos de revistas nacionais e internacionais serão utilizados como exemplos e como base para teste de aplicações estatísticas.

 

Fundamentos de Oncologia (4 créditos, 60 horas)

Responsáveis: André Salim Khayat, Danielle  Queiroz Calcagno, Ney Pereira Carneiro dos Santos, Paulo Pimentel de Assumpção e Samia Demachki.
Ementa: A disciplina objetiva oferecer conhecimentos e fundamentos básicos em oncologia, de modo a permitir ao estudante o entendimento contextual da oncologia, e, em especial a percepção na necessidade de considerar a oncologia de maneira integral em suas diversas características moleculares, celulares, patológicas e clínicas.
Conteúdo: Definição e bases genéticas do câncer; bases de biologia molecular e celular; oncogenes; genes supressores tumorais, modelos de carcinogênese; fatores ambientais (químicos, físicos e biológicos); célula tronco tumoral; angiogênese; metástase; definição de câncer, com ênfase aos aspectos histopatológicos e evolutivos (intraepitelial, microinvasivo, invasivo e metástase); modelos de carcinogênese; diagnóstico histopatológico e imunoistoquímico; classificações “moleculares” do câncer de mama e gástrico; estadiamento patológico; fatores prognósticos e preditivos em câncer; introdução à farmacogenômica/Medicina personalizada; epidemiologia do câncer; bases do tratamento cirúrgico; fundamentos da radioterapia; quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia;  suporte oncológico; bases da pesquisa clínica.

 

Mestrado e Doutorado

 

Disciplinas eletivas

 

Aconselhamento Genético (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O "Aconselhamento" é definido como processo pelo qual se obtém informações sobre problemas de natureza hereditária, tanto na espécie humana como nos animais. Estas informações, como regra, estão relacionadas com a ocorrência ou o risco de uma característica genética e o que pode ser feito para evitar a recorrência da mesma. Enfatiza a ação do meio ambiente na determinação dos caracteres fenotípicos. Analisa os riscos de recorrência das anomalias mendelianas, poligênicas e cromossômicas.

 

Bioestatística (3 créditos, 45 horas)

Responsáveis: André Salim Khayat e Fabiano Cordeiro Moreira.
Ementa: A disciplina consiste em fornecer conhecimentos sobre conceitos e métodos estatísticos com aplicações em oncologia, enfatizando os testes utilizados com mais frequência e que capacitem o estudante a optar pelo método estatístico (de acordo com as características de suas amostras e tipo de pergunta experimental), a executar os testes eleitos (com o uso de softwares específicos) e interpretar os dados obtidos, visando também auxiliá-lo na melhor compreensão de seus resultados, contribuindo, assim, significativamente na elaboração/realização/conclusão de sua dissertação, tese ou artigo científico.
Avaliação: Frequência, participação e resolução de testes aplicados
Conteúdo: Introdução à Estatística aplicada;  Descrição e obtenção de amostras; Medidas de tendência central e de dispersão; Distribuição normal e distribuição amostral das médias; Teste de hipóteses; Distribuição t; Comparação entre médias de duas amostras; Análise de variância; Correlação e regressão; Cálculo de probabilidades e a distribuição binomial; Teste do Qui-Quadrado;  Testes não-paramétricos.

 

Biologia Celular e Molecular (3 créditos, 45 horas)

Ementa: A célula, seus compartimentos e sinalizações; o núcleo e o transporte nuclear de citoplasma; organização de genomas, a cromatina e o DNA, replicação, ciclo celular e sua regulação, mecanismos de transcrição, processamento e estabilidade do RNA, mecanismos de degradação dos RNAs, RNA interferência, tradução de proteínas, regulação da expressão gênica em seus diversos níveis.

 

Biologia das Neoplasias Bucais (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina de Biologia das Neoplasias Bucais dará ênfase a Patologia Bucal caracterizando as neoplasias que ocorrem na região buco-maxilo-facial, suas etiologias, instalação, evolução, procurando, com a aplicação destes conhecimentos, atingir o diagnóstico seguro, além de discussão pertinente sobre os mecanismos biológicos das mesmas.

 

Citofisiología e Sinalização Celular (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Esta disciplina visa o estudo da morfologia glial e de mecanismos relacionados com a dinâmica das barreiras encefálicas e com sinalização neurônio-glia, proporcionando ao pós-graduando a oportunidade de rever e aprender conceitos relacionados com plasticidade neural em situações fisiológicas e patológicas. Abordaremos aspectos relacionados com: morfologia glial central e periférica, funções básicas dessas células e sinalizações associadas com barreiras encefálicas (com abordagem sobre estratégias para o acesso de drogas na terapia de tumores neurais), e a intensa sinalização entre astrócitos, microglia, oligodendrócitos e neurônios.

 

Citogenética do Câncer (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina consiste em fornecer conhecimentos sobre conceitos e métodos citogenéticos com aplicações em oncologia, abordando também aspectos genéticos e epigenéticos de estrutura cromatínica. Serão enfatizados ensaios de citogenética clássica e molecular, visando capacitar o estudante a entender os fundamentos e aplicações da citogenética na compreensão da carcinogênese.

 

Elaboração de Projeto Científico (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O Método Científico norteia o planejamento e a execução dos processos de obtenção de conhecimento, envolvendo as etapas iniciais de formulação de questões de pesquisa, definição de hipóteses e delineamento da pesquisa e formas de testar as hipóteses. Ele representa o início do processo, o qual deve culminar com a publicação dos resultados. Nesse contexto, a redação científica se apresenta como fundamental na finalização do processo. Durante todo ele a ética deve permeá-lo.

 

Epidemiologia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo oferecer ao aluno as bases conceituais da Epidemiologia como método de investigação científica indispensável ao estudo da origem, evolução e controle dos problemas de saúde da população. Serão abordados os seguintes tópicos: situação do câncer no Brasil e raciocínio epidemiológico, medidas de freqüência e medidas de associação, validade em estudos epidemiológicos, desenhos de estudos epidemiológicos, ensaios clínicos e estudos de caso-controle, estudos de corte e estudos de sobrevida, revisão sistemática e leitura de artigos epidemiológicos.

 

Epigenética do Câncer (2 créditos, 30 horas)

Responsável: Danielle Queiroz Calcagno.
Ementa: Epigenética refere-se ao número de modificações da estrutura da cromatina que afetam a expressão do gene, sem alterar a sequência primária de DNA, e estas modificações conduzem a ativação da transcrição ou silenciamento do gene. Diversas pesquisas têm demonstrado que alterações epigenéticas contribuem significativamente para o desenvolvimento e progressão de tumores. Ao longo dos anos, o estudo dos processos epigenéticos aumentou, e novas abordagens terapêuticas têm surgido. Esta disciplina abordará os principais mecanismos epigenéticos descritos recentemente na carcinogênese, entre eles: metilação do DNA aberrante, modificações de histonas (metilação e acetilação das histonas) e miRNAs. As implicações clínicas destas alterações epigenéticas e o uso de drogas com ação no epigenoma também serão discutidos.

 

Farmacogenética (2 créditos, 30 horas)

Responsável: Ney Pereira dos Santos.
Ementa: Histórico e conceitos da Farmacogenética; Conceitos Básicos de Genética e Farmacologia Mecanismos e Alvos Farmacogenéticos; Estrutura populacional; Farmacogenômica de fármacos antineoplásicos. Programa da Disciplina - Histórico e Definições de Farmacogenética/Farmacogenômica; - Conceitos Básicos em Genética Molecular; - Alvos Farmacogenéticos e Clínica: Sistema do Citocromo P450; - Alvos Farmacogenéticos e Clínica: Receptores; - Alvos Farmacogenéticos e Clínica: Transportadores; - Grupos Étnicos e Farmacogenética; - Técnicas Moleculares no estudo da Farmacogenética; - Farmacogenética de Quimioterápicos; - Aplicações da Farmacogenética na Indústria Farmacêutica e nos Serviços de Saúde; - Recursos de Informação e Se

 

Farmacogenômica (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Serão abordados os fundamentos de farmacologia; farmacogenética da biotransformação de medicamentos; farmacogenética de populações; farmacogenética dos transportadores de medicamentos; farmacogenética de receptores/alvos farmacológicos; aspectos éticos em farmacogenômica; aplicações clínicas, desenvolvimento de novos fármacos e perspectivas científicas.Tipos de polimorfismos e sua importância para a farmacogenômica; haplótipos e bioensaios; desenhos experimentais e análise estatística para estudos farmacogenéticos.

 

Fundamentos da Genética Molecular (3 créditos, 45 horas)

Responsáveis: André Salim Khayat, Danielle Queiroz Calcagno, Ney Pereira Carneiro dos Santos, Paulo Pimentel de Assumpção e Samia Demachki.
Ementa: A disciplina objetiva oferecer conhecimentos e fundamentos básicos em oncologia, de modo a permitir ao estudante o entendimento contextual da oncologia, e, em especial a percepção na necessidade de considerar a oncologia de maneira integral em suas diversas características moleculares, celulares, patológicas e clínicas.
Conteúdo: Definição e bases genéticas do câncer; bases de biologia molecular e celular; oncogenes; genes supressores tumorais, modelos de carcinogênese; fatores ambientais (químicos, físicos e biológicos); célula tronco tumoral; angiogênese; metástase; definição de câncer, com ênfase aos aspectos histopatológicos e evolutivos (intraepitelial, microinvasivo, invasivo e metástase); modelos de carcinogênese; diagnóstico histopatológico e imunoistoquímico; classificações “moleculares” do câncer de mama e gástrico; estadiamento patológico; fatores prognósticos e preditivos em câncer; introdução à farmacogenômica/Medicina personalizada; epidemiologia do câncer; bases do tratamento cirúrgico; fundamentos da radioterapia; quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia;  suporte oncológico; bases da pesquisa clínica.

 

Genética de Populações (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Predição de frequências genotípicas em populações panmíticas. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Manutenção do equilíbrio. Extensão do teorema de Hardy-Weinberg a múltiplos alelos e poliplóides. Teste de ajuste ao equilíbrio. Mutações deletérias e estimativa de taxas de mutação. Polimorfismos balanceados e transientes. Demografia e seleção natural. Endocruzamento e Estrutura populacional.

 

Genômica I (2 créditos, 30 horas)

Ementa: O genoma humano e de outros organismos; importância do estudo de genomas. Mapeando genomas por técnicas genéticas e físicas. Sequenciando genomas. Compreendendo uma sequencia genômica. Anatomia dos genomas. O papel das proteínas de ligação a DNA. Iniciação da transcrição. Síntese e processamento de RNA. Síntese e processamento do proteoma. Regulação da atividade genômica. Replicação do genoma. A base molecular da evolução genômica. Padrões de evolução genômica. Filogenética molecular.

 

Genômica II (2 créditos, 30 horas)

Ementa: O genoma humano e de outros organismos; importância do estudo de genomas. Mapeando genomas por técnicas genéticas e físicas. Sequenciando genomas. Compreendendo uma sequencia genômica. Anatomia dos genomas. O papel das proteínas de ligação a DNA. Iniciação da transcrição. Síntese e processamento de RNA. Síntese e processamento do proteoma. Regulação da atividade genômica. Replicação do genoma. A base molecular da evolução genômica. Padrões de evolução genômica. Filogenética molecular.

 

Introdução à Pesquisa Translacional (2 créditos, 30 horas)

Responsáveis: André Salim Khayat, Paulo Pimentel de Assumpção e Samia Demachki.
Ementa: A disciplina consiste em fornecer conhecimentos sobre conceitos e métodos em pesquisa translacional com aplicações em saúde, de modo a iniciar o estudante no pensamento correlativo entre pesquisa básica e pesquisa clínica. A ciência translacional é responsável por converter a informação nova, gerada na bancada, para o diagnóstico e tratamento de doenças, e ainda trazer à bancada perguntas relevantes originadas na vivência clínica. Trata-se de promover a aproximação entre o laboratório e a “beira do leito”, de forma bidirecional, originando-se a pergunta científica em ambos os ambientes, e tendo como fim a aplicabilidade da informação gerada. Assim, o objetivo da Pesquisa Translacional é trabalhar nas grandes lacunas existentes entre os processos de pesquisa e a sua aplicação prática, em tratamentos,  diagnósticos ou outras medidas direcionadas a melhorar a saúde da população.
Métodos e conceitos abordados: introdução à pesquisa translacional; construção de projeto em pesquisa translacional, apresentação e análise crítica; heterogeneidade tumoral e impacto clínico; modelo de câncer de mama, as classificações e o impacto prognóstico; técnicas teciduais histopatológica, imunoistoquímica e de hibridização in situ; construção de microarranjos de tecido (Tissue Microarray); microdissecção manual e a laser; microscopia óptica de campo claro; estudos moleculares aplicados à pesquisa translacional: avaliação quantitativa de DNA e RNA; avaliação estrutural de DNA e RNA; avaliação de expressão proteica; estudos celulares aplicados à pesquisa translacional: cultivo primário e de linhagens celulares; análise de viabilidade celular; análise de modificação de comportamento celular; avaliação por citometria; indução e bloqueio de atividades celulares; estudos in vivo.

 

Introdução à Pesquisa Clínica (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Pesquisa Clínica, ensaio clínico ou estudo clínico são os termos utilizados para denominar o processo de investigação científica envolvendo seres humanos com o objetivo de avaliar a potencial aplicabilidade de determinado produto na prática clínica. Assim, a ementa da disciplina visa fornecer informação e reflexão sobre a investigação em seres humanos cuja finalidade primária seja descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto de potencial uso na melhoria do estado de saúde com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia. (baseado na definição da EMEA, 1997).

 

Investigação Clínica (2 créditos, 30 horas)

Ementa: "Investigação Clínica", "ensaio clínico" ou "julgamento" são os termos usados ​​para descrever o processo de pesquisa científica envolvendo seres humanos, a fim de avaliar a aplicabilidade potencial de determinado produto na prática clínica. Assim, esta disciplina visa fornecer informações e promover a reflexão sobre pesquisas envolvendo seres humanos, cuja principal finalidade é descobrir ou verificar a farmacodinâmica, farmacológicos, clínicos e / ou outros efeitos do uso potencial do produto para a melhoria estado de saúde, a fim de determinar sua segurança e/ou eficácia.

 

Mecanismos Inflamatórios em Neoplasias (2 créditos)

Ementa: Características gerais da resposta inflamatória no sistema nervoso central. Componentes humorais e celulares. Privilégio Imunológico. Resposta Inflamatória após neoplasia encefálica. Ativação microglial e de astrócitos após neoplasia encefálica. Recrutamento de linfócitos após neoplasia encefálica. Neurogênese no encéfalo adulto. Neoplasia encefálica e neurogênese no encéfalo adulto.

 

Metodologia Científica: fundamentos epidemiológicos (1 crédito, 15 horas)

Ementa: A unidade curricular metodologia de pesquisa científica engloba um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes para a formação de textos adequados dentro das regras e normas corretas da pesquisa.

 

Oncovirología (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Organização e taxonomia viral. Associação vírus-câncer, modelos epidemiológicos e etio-patogênicos. Principais associações e mecanismos de transformação viral: Papiloma vírus humano (HPV) e câncer cervical. Vírus da Hepatite B e C (HCV e HBV) e Carcinoma Hepatocelular. Epstein-Barr virus (EBV) e neoplasias associadas. Herpesvirus 8 (HHV-8) e neoplasias associadas. Vírus linfotrópico de células T humano (HTLVI/II) e a leucemia/linfoma T do adulto (ATLL). Oncogênese associada ao vírus da imunodeficiência humana (HIV). Abordagem laboratorial do estudo da associação de vírus e cânceres. Abordagens terapêuticas do câncer baseadas na manipulação da interação vírus-hospedeiro. Bases experimentais para o desenvolvimento de vacinas.

 

Patogênese de Doenças Degenerativas (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Mecanismos de apoptose e excitotoxicidade; biologia do estresse oxidativo; alterações oxidativas em doenças neurodegenerativas; desordens devido à repetição do tripeptídeo CAG; mecanismos moleculares e celulares na doença de Alzheimer; esclerose lateral amiotrófica.

 

Patologia Tumoral (3 créditos, 45 horas)

Responsável: Samia Demachki
Ementa: a patologia tumoral é o estudo de tumores ou neoplasias benignas e malignas. O módulo visa habilitar o aluno a compreender e identificar: i) os processos adaptativos, distúrbios hemodinâmicos e respostas inflamatórias, presentes no contexto do câncer; ii) as neoplasias benignas e malignas; iii) os principais tipos de câncer e suas características anatomoclínicas; iv) as propriedades morfológicas e biológicas básicas das células neoplásicas; v) as bases moleculares e genéticas da carcinogênese; vi) as vias de sinalização molecular relacionadas com a interface entre o estroma e as células neoplásicas; vii) as características de heterogeneidade tumoral e as classificações; viii) as características da progressão tumoral; ix) a transição epitélio-mesenquimal; x) os diferentes tipos de metástase.
Avanços no tratamento do câncer estão relacionados ao conhecimento das interações entre as células neoplásicas e o hospedeiro e às respostas do hospedeiro aos tumores, entre outros. Este curso pretende dar o embasamento teórico para o entendimento e discussão dos aspectos que norteiam a pesquisa atual na área da Patologia Molecular e Oncologia.


Patologia Quantitativa (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Estereologia e Neuropatologia. Análise quantitativa das alterações celulares do cérebro envelhecido. Neuropatologia quantitativa das doenças neurodegenerativas crônicas: a doença prion como modelo de neurodegeneração crônica. O papel do exercício físico, da estimulação cognitiva e da infecção concorrente nas doenças neurodegenerativas crônicas.

 

RNAs Não-Codificantes (2 créditos, 30 horas)

Responsável: Daniele Queiroz Calcagno
Ementa: Nos últimos anos, avanços na biologia molecular demonstraram que não-codificantes (ncRNAs)  desempenham papéis biológicos fundamentais e, que mutações ou alteração na sua expressão podem levar ao aparecimento e desenvolvimento de doenças, incluindo o câncer. NcRNAs referem-se a uma classe de RNAs que são largamente expressos, mas que não codificam proteínas. Esse tipo de RNA pode ser dividido em dois grupos: ncRNAs de limpeza e ncRNAs regulamentares. De acordo com seu tamanho, este último pode ainda ser divididos em: (1) longos RNAs não-codificantes (lncRNAs); (2) pequenos ncRNAs, incluindo os pequenos RNAs de interferência (siRNAs), microRNAs (miRNAs) e RNAs que interagem com a proteína PIWI (piRNAs). Esta disciplina abordará os principais mecanismos envolvidos com ncRNAs, desde sua biogênese até as principais implicações no câncer.

 

Seminário de Atualização (1 crédito, 15 horas)

Professores: Danielle Queiroz Calcagno, André Salim Khayat e Paulo Pimentel de Assumpção.
Ementa: Seminários abordando tópicos de atualização em oncologia para discussão e formação de senso crítico científico com vistas a proporcionar ao pós-graduando a oportunidade de familiarização com a concepção, desenvolvimento e apresentação de ideias científicas.
Bibliografia: a bibliografia será explicitada pelo professor de acordo com o tema definido para o seminário.

 

Tópicos Avançados II: Biologia Molecular (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina “Tópicos Avançados II” contempla eventuais disciplinas, de média duração, que possam ser ministradas visando a complementação da formação acadêmica dos alunos e principalmente aproveitar as visitas de pesquisadores e/ou docentes de outras Instituições/Universidades para ministrarem disciplinas de interesse e serão ministradas na necessidade de serem abrangidas assuntos complementares às ministradas regularmente.

 

Tópicos Avançados III: Biologia Molecular (3 créditos, 45 horas)

Ementa: A disciplina “Tópicos Avançados III" contempla eventuais disciplinas, de grande duração, embora não freqüentemente ofertadas, que possam ser ministradas visando à complementação da formação acadêmica dos alunos e principalmente aproveitar as visitas de pesquisadores e/ou docentes de outras Instituições/Universidades para ministrarem disciplinas de interesse e serão ministradas na necessidade de serem abrangidos assuntos complementares às ministradas regularmente.

 

Tópicos Avançados: Bioética (1 de crédito, 15 horas)

Ementa: O código de ética dos profissionais da área da saúde tem sua origem no reconhecimento da liberdade como valor central e das demandas políticas inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. O código de ética busca a benevolência; defesa da universalidade dos direitos humanos; consolidação da cidadania; respeito à diversidade; acesso as informações; e verdade. Portanto, o estudo da Bioética abriga discussões sobre as atribuições do profissional da área de saúde, assim como, o reconhecimento de seus direitos e deveres garantido de acordo com princípios éticos.

 

Tópicos Avançados: Epigenética (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Epigenética refere-se ao número de modificações da estrutura da cromatina que afetam a expressão do gene, sem alterar a sequência primária de DNA, e estas modificações conduzem a ativação da transcrição ou silenciamento do gene. Diversas pesquisas têm demonstrado que alterações epigenéticas contribuem significativamente para o desenvolvimento e progressão de tumores. Ao longo dos anos, o estudo dos processos epigenéticos aumentou, e novas abordagens terapêuticas têm surgido. Esta disciplina abordará os principais mecanismos epigenéticos descritos recentemente na carcinogênese, entre eles: metilação do DNA aberrante, modificações de histonas (metilação e acetilação das histonas) e miRNAs. As implicações clínicas destas alterações epigenéticas e o uso de drogas com ação no epigenoma também serão discutidos.



Tópicos Avançados: Imunologia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Ensinar noções básicas de imunologia em aulas expositivas e discussões. Ao final do curso o aluno conseguirá entender como ocorre uma resposta imunológica, do reconhecimento do antígeno à deflagração da resposta e seus mecanismos de regulação. Também se espera que seja capaz de compreender como o sistema consegue reconhecer antígenos extrínsecos e preservar o próprio organismo. Entendendo os mecanismos de controle da resposta, os mecanismos de escape serão mais facilmente compreendidos explicando a ausência ou ineficiência de resposta anti-tumoral e anti-agentes infecciosos em alguns casos. Por fim, a utilização do sistema imune como ferramentas terapêutica e diagnóstica será mostrada.

 

Tópicos em Neoplasias do Sistema Digestório (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Fornecer aos pós-graduandos conhecimentos epidemiológicos, etiológicos, indicações de biópsia hepática com análise histopatológica, de rastreamento sobre Carcinoma Hepatocelular (CHC) e prevenção dos estágios avançados no sentido de incentivar o interesse para o estudo e a pesquisa dessa importante neoplasia. O CHC representa um dos tumores malígnos mais frequentes no sistema digestivo , mundialmente é o 7º e 9º entre os pacientes do sexo masculino e feminino, respectivamente. Vários fatores de risco tem sido relacionados com o surgimento do CHC, tais como: VHB, VHC, álcool, hormônios sexuais, distúrbios metabólicos e a presença de cirrose. Ao ser diagnosticado encontra-se em geral em fase avançada de desenvolvimento , e assim fora de possibilidades terapêuticas, caracterizando um prognóstico ruim. Conhecimento e pesquisa dos diversos fatores de risco, rastreamento através de exames laboratorial (alfafetoproteína), de imagem (ultrassonografia, TC e RNM abdominal) e análise histopatológica de casos duvidosos por esses métodos assim como conhecimento das lesões pré-neoplásicas, podem contribuir para o diagnóstico precoce e favorecer um bom prognóstico com possibilidade de várias modalidades de tratamento.

 

The Molecular Basis of Cancer and Cancer Research (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Class 1. Cancer Genomics. Many mutations can be found by sequencing technology and these are mostly passenger mutations that are not involved in the tumor formation or growth. There are fewer driver mutations, but they are the important ones that are important for the biology of cancer There are many different genes that are mutated in cancers, even within a single histology, making it very difficult to find a single target that can be effective for many cancers. However the mutations cluster in pathways, making it possible in theory to target signal transduction that might occur from different mutations. Many new mutations appear to be driving epigenetic changes. Classes 2 and 3- Attempts to develop new cancer therapies The following concepts were discussed for the students to better understand some general approaches, with specific examples from brain and colon cancer. Development of oncosphere lines for in vitro and in vivo preclinical testing. Here the importance is to have cell lines and animal models that reproduce the biology of the primary tumor Molecular targeting single agent. This has not been very successful, but a starting point for therapy development. Molecular targeting combination. Combinations of drugs are likely needed to treat cancer. Metabolic Targeting of IDH1 mutant tumors . Cancer metabolism is a likely target for treating cancer and a growing line of investigation Targeting microtubules: Tubulin. We have found that repurposing an old drug for parasites is an effective treatment in animal models and are starting a new clinical trial Targeting Tumor Hypoxia with anaerobic spore forming bacteria. This is a novel approach to kill the tumor cell with bacteria and create an immune response to the tumor. Nanopartical based therapy (targeting vascular and DNA damage simultaneously). Drug delivery is important and altering the vascular permeability can enhance drug delivery greatly.