Título: Rastreio de indivíduos em risco ao câncer gástrico hereditário na região de Santo Antônio do Tauá

Aluno: Lui Wallacy Morikawa Souza Vinagre

Local: Auditório do NPO

Data: 05/12/2022

Resumo:

O Câncer Gástrico (CG) constitui grave problema de saúde pública no Estado do Pará, por apresentar elevadas incidência e mortalidade. O diagnóstico tardio, normalmente realizado somente após o aparecimento de sintomas e em fases avançadas da doença, representa a principal barreira ao êxito terapêutico. Entretanto, há indivíduos que formam um grupo de risco para CG e requerem a realização de exames independente da ocorrência de sintomas, entre estes estão os que fazem parte de famílias com casos de CG hereditário. Um dos genes mais comumente associados com o desenvolvimento de CG hereditário é o gene da Cacherin 1 (CDH1). Recentemente, nosso grupo de pesquisa realizou a caracterização de uma nova mutação patogênica deste gene (1023T>G/p.Tyr341 - rs587776398) em uma família originária de Santo Antônio do Tauá, localizada no estado do Pará. O objetivo deste trabalho é realizar a busca ativa de portadores de câncer gástrico difuso hereditário investigando a possível correlação entre a mutação e a doença, especificamente da mutação rs587776398 do gene CDH1, em uma amostra de até 300 (trezentos) indivíduos residentes no município de Santo Antônio do Tauá - PA. Para isso, o material genético dos indivíduos será isolado de amostras de saliva e a identificação do polimorfismo será realizada pela técnica de PCR em tempo Real, sendo posteriormente validada por sequenciamento seguindo o método de Sanger.

Banca Examinadora:

• Dr. Sidney Emanuel Batista dos Santos (Orientador - UFPA)
  • Dr. Paulo Pimentel de Assumpção (UFPA)
  • Dr. Samir Mansour Duarte Casseb (UFPA)