Título: Associação entre níveis séricos de vitamina d e edema macular em pacientes diabéticos tipo 2

Aluno: Rafaela da Silva Saldanha de Miranda

Local: Videoconferência - Link

Data: 13/10/2021

O diabetes mellitus (DM) é uma das doenças crônicas não transmissíveis de maior relevância no cenário mundial, pois sua incidência e prevalência continuam aumentando globalmente. Acredita-se que cerca de 50% dos casos de DM em adultos não sejam diagnosticados e que destes 84,3% ocorram em países em desenvolvimento, dos quais se destaca o Brasil, que ocupou em 2019 a quinta posição mundial. Estima-se que 20% das pessoas que vivem com DM1 e 25% daqueles com DM2 desenvolverão edema macular diabético (EMD) em algum grau, e tendo-se em vista que este contribui de forma significativa para a perda da acuidade visual, o conhecimento dos efeitos protetores da vitamina D sobre a disfunção endotelial retiniana pode fornecer um caminho potencial para beneficiar esta população. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva avaliar a associação entre os níveis de 25OHD e a presença de edema macular em pacientes diabéticos tipo 2 com retinopatia diabética. Para isso será realizado um estudo transversal, prospectivo, observacional, que avaliará os níveis séricos de 25OHD em 350 pacientes portadores de DM2, a serem recrutados do serviço ambulatorial do CHU-EBSERH/UFPA. Os pacientes serão submetidos á uma avaliação oftalmológica e serão classificados quanto à presença de RD proliferativa, RD não proliferativa, presença e extensão do edema macular através da realização de OCT e mapeamento de retina com Retinografia. Espera-se encontrar associação estatisticamente significativa entre os níveis séricos de VD e edema macular em pacientes diabéticos tipo 2 com retinopatia diabética.

• Dr. João Soares Felício (Orientador - UFPA)
  • Dra. Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos (UFPA)
  • Dra. Samia Demachki (UFPA)