Título: Epidemiologia molecular de genes de replicação e reparo do DNA associados à susceptibilidade ao câncer gástrico em populações miscigenadas e ameríndias da Amazônia brasileira

Aluno: Amanda de Nazaré Cohen Castro

Local: Videoconferência - Link

Data: 05/10/2020

O câncer gástrico é uma das doenças malignas mais prevalentes no mundo. A combinação entre a elevada incidência da doença associada à gravidade da manifestação clínica torna o câncer gástrico um importante problema de saúde pública para o Brasil. Podemos considerar como um agravante dessa situação os reduzidos índices de diagnóstico precoce, ou mesmo de diagnósticos em estágios que permitam terapias com intenção curativa. Sabe-se que o estudo de mutações em genes de replicação e reparo do DNA tem auxiliado no entendimento da carcinogênese gástrica e da evolução da doença para o estágio metastático. Estudos envolvendo as técnicas de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) tem possibilitado o que tem possibilitado a identificação de alterações gênicas nas diferentes populações humanas, associando sua presença com fenótipos individuais, incluindo suscetibilidade a doenças complexas, como o câncer, e o impacto funcional dessas variações. Estudos de NGS e a associação ao desenvolvimento de câncer gástrico em populações miscigenadas e ameríndias são escassos. Deste modo, o objetivo do trabalho é investigar o perfil molecular de mutações envolvidas nos processos de replicação e reparo do DNA, que possam ter impacto clínico no desenvolvimento de câncer gástrico em populações miscigenadas e ameríndias do Brasil. Este estudo irá incluir 100 indivíduos miscigenados com câncer gástrico e 100 indivíduos ameríndios. A metodologia de Exoma Completo será empregada, segundo nossa seleção de genes, para a obtenção dos dados genômicos, utilizando a plataforma Illumina. Todas as análises estatísticas serão realizadas utilizando programa estatístico R Studio.

• Dr. Ney Pereira Carneiro dos Santos (Orientador - UFPA)
  • Dr. André Salim Khayat (UFPA)
  • Dr. Paulo Pimentel de Assumpção (UFPA)
  • Dr. Rommel Mario Rodriguez Burbano (UFPA)