Título: Epidemiological profile of women seen in public gynaecological routine clinic in Pará, infected with HPV of high and low oncogenic risk

Aluno: Whitney Abba Munroe

Local: Videoconferência - Link

Data: 18/12/2020

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer entre as brasileiras. Porém, apresenta a segunda maior incidência na região Norte, compreendendo as maiores taxas do país (21,20 / 100.000). No Brasil, a prevalência da infecção cervical pelo HPV varia de 13,7% a 54%. O objetivo geral foi descrever o perfil dos pacientes infectados pelo Papilomavírus Humano (HPV) e as alterações citológicas associadas em série de casos no estado do Pará. Especificamente, observar a variação do HPV, investigar o HPV de Alto Risco e sua associação com alterações do colo do útero, determinar se há relação com a idade e infecção pelo HPV, investigar o estado civil e a frequência de infecção por HPV no grupo de estudo, avaliar a idade do primeiro coito em relação às alterações no colo do útero e analisar se o número de parceiros sexuais aumenta o risco de infecção pelo HPV. A população do estudo incluiu 253 mulheres, atendidas em ambulatórios públicos de rotina ginecológica do estado do Pará entre 2012-2017. Cento e setenta e um (171) desses pacientes estavam infectadas com um papilomavírus humano de baixo ou alto risco que foram identificados usando Captura Híbrida 2 (CH2) e “Linear Array” (LA). As mulheres incluídas neste estudo foram aquelas com 15 a 65 anos, que eram sexualmente ativas. O exame citológico foi realizado em pacientes acompanhados por detecção viral de DNA molecular para HPV, usando Captura Híbrida (HC2) e / ou Matriz Linear. Para a coleta de dados epidemiológicos foi utilizado um questionário clínico, armazenado no banco de dados do laboratório de papilomavírus do Instituto Evandro Chagas, juntamente com os resultados citológicos e moleculares. A variação do genótipo do HPV no grupo de estudo foi vasta, embora noventa e três (93) dos casos não tenham sido tipados, trinta genótipos do HPV foram identificados, incluindo todos os tipos de alto risco. Os genótipos mais frequentes encontrados foram HRHPV-16 (6,7%), HR-HPV-58 e HR- PV-59 (4,3%), HR-HPV-18 (3,6%) e LR-HPV-61 e pHR- 66 (3,2%) respectivamente. Das setenta e oito (78) infecções de HPV tipadas, cinquenta e cinco (55) eram infecções únicas e vinte e três (23) eram mistas. Neste grupo de estudo, o houve associações estatisticamente significantes entre HPV de alto risco e as alterações citológicas, idade das mulheres e infecção por HPV, estado civil das mulheres e infecções por HPV, sendo as mulheres solteiras infectadas em maior número. Não foi detectada associação estatística entre a idade do primeiro coito (mais frequente entre 15-20 anos) e as alterações citológicas e a infecção pelo HPV e o número de parceiros sexuais ao longo da vida, sendo o grupo mais frequente <5 parceiros. Estudos adicionais relacionados à infecção e genotipagem do HPV com avaliação da citologia cérvico-vaginal são necessários para o conhecimento dos genótipos de HPV mais prevalentes nesta região, escolha do programa de vacinação mais adequado para a população feminina-alvo, que pode variar no futuro, e a prevenção da evolução para Carcinoma de colo uterino.

• Dra. Samia Demachki (Orientadora - UFPA)
  • Dr. André Salim Khayat (UFPA)
  • Dr. Paulo Pimentel de Assumpção (UFPA)
  • Dr. Sidney Emanuel Batista dos Santos (UFPA)