Título: Investigação dos genes TYMS, ENOSF1, CDA e CES2 em pacientes que desenvolveram toxicidade letal à 5-fluorouracil na Região Norte do Brasil

Aluno: Raíza Martins Fontoura

Local: Videoconferência - Link

Data: 02/10/2020

Tratamentos baseados em fluoropirimidinas, representadas pelo 5-fluorouracil (5- FU) e seus derivados orais, têm sido amplamente utilizados em diversas neoplasias malignas, incluindo tumores do trato gastrointestinal. No entanto, até 30% dos pacientes desenvolvem toxicidade severa e aproximadamente 1% destes evoluem a óbito devido toxicidade. A identificação de polimorfismos em genes que fazem parte da via de metabolização do 5- FU, podem contribuir para o desenvolvimento de protocolos de tratamento personalizado, principalmente aplicáveis em populações miscigenadas, como a brasileira. O objetivo deste trabalho é analisar e descrever as variantes encontradas nos genes TYMS, ENOSF1, CDA e CES2, após investigação do exoma em pacientes com câncer gástrico ou colorretal que evoluíram ao óbito devido tratamento com 5-FU. Foram avaliados sete pacientes que desenvolveram toxicidade letal ao tratamento com fluoropirimidinas. O sequenciamento do exoma dos genes estudados foi realizado pela plataforma Illumina®. Foi realizada a genotipagem das amostras. Um total de 24 polimorfismos foram identificados nos genes estudados. Dentre eles, a variante rs11280056 em TYMS/ENOSF1, extensivamente associada pela literatura com a eficácia e toxicidade a fluoropirimidinas. Outros três polimorfismos foram observados em CDA, dois deles relacionados a deficiência enzimática. Uma variante nova foi encontrada em CES2. O sequenciamento dos genes investigados, nos permitiu ampliar o conhecimento sobre o perfil global de variantes genéticas envolvidas em vias farmacocinética e farmacodinâmica das fluoropirimidinas em pacientes de elevada miscigenação, que evoluíram à toxicidade letal relacionada à terapia com 5-FU.

• Dr. Ney Pereira Carneiro dos Santos (Orientador - UFPA)
  • Dr. André Salim Khayat (UFPA)
  • Dra. Maria Elena Crespo Lopez (UFPA)
  • Dr. Sidney Emanuel Batista dos Santos (UFPA)