Título: Perfil genômico associado ao risco de formas severas de Covid-19 em populações nativo-americanas da Amazônia

Aluno: Letícia Almeida de Assunção

Local: Auditório do Núcleo de Pesquisas em Oncologia

Data: 05/12/2022

A doença do novo coronavírus 19 (COVID-19) é uma infecção viral patogênica causada pelo coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) (HU et al., 2020). Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de COVID-19 uma pandemia. A gravidade da doença é altamente heterogênea, a maioria dos casos de covid-19 apresenta sintomas leves ou inexistentes, enquanto alguns dos pacientes desenvolvem graves problemas de saúde.Os fatores de risco genéticos podem ter um papel na progressão da doença. Um estudo de GWAS detectou no locus 3p21.31, o sinal de associação abrangeu os genes SLC6A20, LZTFL1, CCR9, FYCO1, CXCR6 e XCR1, vários dos quais têm funções potencialmente relevantes para o Covid-19. A associação do sinal no locus 9q34.2 coincidiu com o locus do grupo sanguíneo ABO. Este trabalho tem como objetivo geral é investigar o perfil genomico dos genes (SLC6A20, LZTFL1,CCR9,FYCO1,CXCR6,XCR1 e ABO) relacionados com as formas graves de covid-19 em uma população ameríndia da Amazônia. A população do estudo será composta por 64 índios da região amazônica do norte do Brasil. A extração do DNA será realizada pelo método fenolclorofórmio. A quantificação e a integridade do material genético serão analisadas por espectrofotômetro Nanodrop-8000 e eletroforese em gel de agarose 2%, respectivamente. A frequência alélica da população NAM será comparada com as outras populações do estudo 1kGenome Project (AFR, EUR, AMR, EAS e SAS). Adiferença de frequências entre as populações será analisada pelo teste exato de Fisher, o perfil genômico dos nativos americanos da Amazônia pode estar associada à proteção contra formas graves de COVID-19. Este trabalho fornecerá dados genômicos que podem ajudar futuros estudos para melhorar os resultados do COVID-19.

• Dr. Ney Pereira Carneiro dos Santos (Orientador - UFPA)
  • Dr. Pablo Diego do Carmo Pinto (UFPA)
  • Dr. Samir Mansour Moraes Casseb (UFPA)