Título: Análise de expressão de fusões gênicas em pacientes pediátricos portadores de leucemia linfoide aguda

Aluno: Abigail Nayara dos Santos Silva

Local: Videoconferência - Link

Data: 28/09/2021

Dentre os tipos de câncer, as leucemias são o tipo mais incidente na população pediátrica (0 a 18 anos), correspondendo entre 25% e 35% de todos os tipos de neoplasias malignas. A grande maioria dos casos pertence ao subtipo precursor de células B, porém também é observado precussores de células T. Algumas aberrações genéticas têm uma forte correlação com o fenótipo da doença, como as fusões gênicas, que desempenham um papel crítico no processo patológico, essas alterações genéticas que desempenham papéis cruciais na leucemogênese, tais como o desenvolvimento e crescimento do tumor. Esses rearranjos representam marcadores diagnósticos importantes que são usados ​​para definir subtipos de câncer. A identificação da fusão gênica é essencial para o diagnóstico, prognóstico e execução do melhor tratamento para os pacientes com leucemia aguda. Logo, a presença de fusões gênicas passou a ser um fator importante para se entender melhor o processo por trás da formação de tumores hematológicos e seus produtos se tornaram biomarcadores ideais para o câncer. Portanto, o papel das fusões na LLA escolhidas nesse estudo, como BCR-ABL, E2A-PBX1, MLL-AF4, TEL-AML1 e SIL-TAL serão descritas de forma mais aprofundada ao longo do estudo. Desta forma, este estudo tem como objetivo avaliar a expressão das fusões gênicas: BCR-ABL; TEL-AML1; SIL-TAL, E2A-PBX1 e MLL-AF4, em amostras de LLA pediátricas, utilizando tanto sistema de qPCR baseado em sonda de hidrólise quanto corante intercalante.

• Dr. André Salim Khayat (Orientador - UFPA)
  • Dra. Ana Virgínia van den Berg (HOL)
  • Dr. Rommel Mario Rodriguez Burbano (UFPA)