Título: Índice tornozelo-braquial e doença arterial periférica: um estudo de coorte em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 com e sem tratamento prévio

Aluno: Franciane Trindade Cunha de Melo

Local: Videoconferência - Link

Data: 18/08/2020

O diabetes mellitus é uma doença com prevalência crescente mundialmente, sendo que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nesta população. A doença arterial periférica (DAP) em pacientes com diabetes mellitus é um importante fator de risco para amputação de membros inferiores, além de eventos cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. O índice tornozelo-braquial (ITB) constitui o método de escolha para o diagnóstico de DAP, entretanto com momento de realização ainda não consensual. O objetivo deste estudo é reavaliar os fatores de risco mais importantes associados a DAP e analisar se é útil realizar o ITB em pacientes com diabetes recém-diagnosticado, independente da idade ou sintomas associados a DAP. Será realizado um estudo de coorte prospectivo para avaliar a DAP em pacientes com DM2 com duração de três anos. Na primeira visita, serão realizados história médica, exame clínico, ITB e exames complementares; posteriormente os participantes serão acompanhados trimestralmente com visita de atendimento padrão, a fim de registrar a ocorrência de eventos cardiovasculares. Avaliaremos níveis de ITB anormais (<0,9) e eventos cardiovasculares. Neste contexto, a validação do ITB a ser realizado no momento do diagnóstico do DM2, propiciaria o diagnóstico e tratamento precoces do DAP, com consequente desfecho favorável no cenário das altas taxas de morbimortalidade cardiovascular na população diabética.

• Dr. João Soares Felício (Orientador - UFPA)
  • Dra. Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos (UFPA)
  • Dra. Márcia Costa dos Santos (UFPA)
  • Dr. Paulo Pimentel de Assumpção (UFPA)