Título: Efeitos neuromoduladores de sistemas  nanoparticulados inorgânicos contendo indometacina em modelo de neuroinflamação induzido por lipopolissacarídeo

Aluno: Gerson Maciel Coelho

Local: Auditório do NPO

Data: 26/02/2019

A inflamação crônica é uma característica proeminente das doenças neurodegenerativas, desencadeada pela secreção de citocinas inflamatórias pela micróglia, bem como as funções alteradas dos astrócitos, que podem levar a um microambiente desfavorável à sobrevivência neuronal. Desta forma, nosso estudo se propôs a avaliar o efeito da indometacina intercalada em nanopartícula de hidróxido duplo lamelar (HDL) em modelo de neuroinflamação subaguda induzida por lipopolissacarídeo (LPS) em ratos machos Wistar. Assim, primeiramente, realizamos curva dose-resposta ao LPS (0,5 a 1,0 mg/kg) com aplicações diárias por 5 dias. Os pesos dos animais e a ingestão de alimentos foram mensurados diariamente. Vinte e quatro horas após a última aplicação de LPS, os animais foram submetidos aos testes comportamentais (labirinto em cruz elevado [LCE] e campo aberto [CA]) seguido de eutanásia para avaliação do baço (peso e tamanho). Após estes experimentos, foi escolhida a dose de LPS que revelou fenômenos inflamatórios. Na segunda etapa, testamos o efeito da indometacina intercalada em HDL. Os parâmetros analisados foram os mesmos descritos anteriormente, além de imunohistoquímica no tecido nervoso. Nossos resultados revelaram que todas as doses de LPS testadas foram capazes de alterar a ingestão de alimentos pelos animais, o que resultou em perda de peso significativo em relação ao grupo controle. Além disso, a dose de 1,0 mg/kg foi capaz de induzir maior tempo de imobilidade dos animais no LCE, bem como diminuição na distância total percorrida, em relação ao grupo controle e que doses de 0,75 e 1,0 mg/kg foram capazes de alterar significativamente o tamanho e o peso do baço, tanto absoluto quanto relativo ao peso corporal, sugerindo que nosso modelo induz processo inflamatório subagudo. Após estes achados, foi escolhido a dose de 0,75 mg/kg para os experimentos com HDL-indometacina. Assim, nossos resultados mostraram que, embora não significativos, tanto a indometacina livre quanto intercalada foi capaz de recuperar mais rapidamente os efeitos deletérios induzidos pelo LPS em relação a ingestão de alimentos e perda de peso. Frente aos testes comportamentais e análise esplênica, a indometacina livre ou intercalada não induziu qualquer alteração naqueles induzidas pelo LPS apenas. No entanto, observamos que tanto o fármaco livre quanto intercalado foram capazes de atenuar a ativação microglial no hipocampo e no córtex somatossensorial induzida por LPS. Portanto, mostramos que a indometacina intercalada é capaz de atenuar os processos neuroinflamatórios induzidos por LPS, embora estes efeitos não sejam tão pronunciados na periferia.

• Dra. Elizabeth Sumi Yamada (Orientadora-UFPA)
  • Dr. Bruno Santos Lopes Lobato (UEPA)
  • Dra. Gilmara de Nazareth Tavares Bastos (UFPA)
  • Dr. Moisés Hamoy (UFPA)