Título: Influência da suplementação de altas doses de vitamina D no controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus tipo 1

Aluno: Franciane Trindade Cunha de Melo

Local: Auditório do NPO

Data: 10/12/2018

Embora o controle glicêmico intensivo do Diabetes Mellitus (DM) com insulina tenha reduzido a incidência de complicações microvasculares e macrovasculares, a maioria dos pacientes ainda desenvolve essas injúrias com elevada morbimortalidade. Tem sido sugerido que baixos níveis de VD podem estar associados com desenvolvimento de DM1 e controle glicêmico precário. Como potencial terapêutico, a utilização de VD em pacientes com DM1 tem apresentado resultados controversos no que diz respeito à redução dos níveis de glicose. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos da suplementação de altas doses de vitamina D no controle glicêmico de pacientes com DM1, avaliado através dos níveis da hemoglobina glicada (HbA1c). Foi realizado um ensaio clínico prospectivo, com duração de 12 semanas, incluindo 52 pacientes portadores de DM1, os quais foram suplementados com altas doses de colecalciferol. A dose utilizada dessa vitamina foi de acordo com o valor sérico da VD do participante. Pacientes com níveis de VD inferiores a 30 ng/mL, receberam 10.000 UI/ dia, e quando de 30 a 60 ng/mL, utilizaram 4.000 UI/dia. Os níveis de VD e HbA1c foram avaliados antes e após 3 meses de suplementação dessa vitamina. Quando analisamos o total de pacientes (N=52), não houve melhora do controle glicêmico avaliado pela HbA1c . Para melhor estudar os efeitos da VD sobre a HbA1c, os pacientes foram divididos em 3 grupos de acordo com a variação da HbA1c: aqueles cuja HbA1c reduziu ≥ 0.5% (grupo 1, N= 13); aqueles sem variação na HbA1c (grupo 2, N=19) e aqueles com aumento ≥ 0.5% na HbA1c (grupo 3, N=20). Houve diminuição da HbA1c apenas em um grupo específico (N=14). Adicionalmente, não ocorreu redução nas necessidades das insulinas basais, prandiais e nem na dose total, após os três meses da suplementação com VD. Assim, nossos dados sugerem que não haja benefício adicional da suplementação de VD na otimização do controle glicêmico avaliado pela HbA1C em pacientes com DM1.

• Dr. João Soares Felício (Orientador-UFPA)
  • Dra. Ândrea Kely Campos Ribeiro dos Santos (UFPA)
  • Dra. Karem Mileo Felício (UFPA)
  • Dra. Marcia Costa dos Santos (UFPA)