Um espaço que reúne diversas atividades sobre os mais atraentes e curiosos assuntos. Assim será o Hangar durante os três dias da VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que começa nesta quarta, 23, às 09 horas. As inscrições gratuitas para palestras, oficinas e minicursos poderão ser feitas no local de realização da Feira com até meia hora antes do início de cada atividade. A Feira é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com a participação de várias instituições de ensino e pesquisa do Estado.

Mais de 80 atividades, entre seminários, cursos, oficinas, observações astronômicas, performances esportivas, shows de música e dança, levarão o público a viajar pelo fantástico mundo do conhecimento. Além de proporcionar a aprendizagem, a Feira é uma ótima oportunidade de lazer, já que há várias atividades destinadas a demonstrar como ciência pode ser divertida e envolvente. Além dos estandes com exposições e experimentos em áreas como Astronomia, Eletrostática, Robótica, Química e Ecologia, as instituições prepararam, também, atividades focadas no esporte e na saúde. No palco montado, haverá a exibição de performances esportivas, como apresentações de karatê, ginásticas artística, aeróbica e rítmica.
 
Para quem se interessa pela arte de desenhar, por exemplo, a “Oficina de Desenho”, ofertada pelo projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), será ministrada nos três dias de Feira. Na ocasião, serão repassados teorias e exercícios práticos com a finalidade de ensinar técnicas de iniciação ao desenho aos alunos inscritos. O Biizu ofertará, também, a “Oficina de blog”, que acontecerá nos três dias da Feira, das 09h às 12h, totalizando uma carga horária de 9 horas.   A Fundação Curro Velho ofertará a “Oficina de animação” na técnica “stop motion”, ótima oportunidade para o público aprender a fazer suas próprias animações a partir de elementos feitos de massa de modelar.
 
O público em geral, especialmente os educadores, podem se interessar por oficinas dedicadas a abordar o uso de ferramentas alternativas no processo de aprendizagem. Nesse caso, a oficina “Tecnologias Educacionais para relações etnicorraciais e gênero na Educação Básica e na Educação Profissional” (IFPA) , a oficina “Faça seu primeiro jogo de computador” (Cesupa) e a oficina “O uso pedagógico de Tablets na Sala de aula” (Seduc) podem ser ótimas opções.
 
Abertura – A programação da Feira começa às 9h do primeiro dia, mas a abertura oficial será às 17h, com uma homenagem especial ao pesquisador Vicente Salles, que foi eleito, ainda em vida, como o homenageado da mostra itinerante de Ciência e Cultura realizada pela Secti. Na ocasião, a viúva do pesquisador, Marena Salles, representará o pesquisador e será homenageada. O Coro Cênico da Unama apresentará o recital “Modas e Modinhas”, baseado na pesquisa de Vicente Salles. O evento conta a presença de representantes do Governo do Estado e de Instituições de Ensino e Pesquisa.
 
Para conferir a programação educativa da VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, acesse: http://www.semanact.pa.gov.br.

Mais informações pelos telefones: 4009-2560/2532
 
Serviço:
VI Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Data: 23/10 (abertura), 24, 25 de outubro
Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Horário: das 9h às 21h
Mais informações pelo site www.semanact.pa.gov.br ou pelo telefone: 4009-2532/2560.

Fonte: http://www.sectet.pa.gov.br/secti/node/2695