Liderado pelo Prof. Dr. Sidney Emanuel Batista dos Santos, pesquisa envolvida o genoma do pirarucu foi publicado no periódico internacional Genome Biology and Evolution, sendo destaque na imprensa nacional.

Originário da bacia amazônica, o peixe tem o nome científico Arapaima gigas e atualmente se distribui por Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Além disso, também existe na Tailândia e na Malásia, onde foi introduzido para a pesca comercial.

A parceria entre grupos na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) utiliza-se de ferramentas da bioinformática de forma a montar um genoma completo do peixe do zero, uma vez que não havia espécie similar já sequenciada para servir de base de comparação.

Leia as matérias completas do Diário do Pará e da Folha de São Paulo sobre a publicação do artigo.