Título: Análise da expressão de DNA metiltransferases e methyl-binding proteins na carcinogênese gástrica

Aluno: Stefanie Braga Maia de Sousa

Local: Auditório do NPO

Data: 28/11/2018

Apesar da diminuição da incidência do câncer gástrico nos últimos anos, esse tipo de câncer é terceiro com maior mortalidade. Modificações no padrão de metilação do DNA são comuns em diferentes tipos de câncer, incluindo o câncer gástrico. Adicionalmente, alterações na expressão de proteínas responsáveis por esse mecanismo epigenético nos tumores são associadas a modificações nos padrões de metilação do DNA. Portanto, compreender o funcionamento dos genes da maquinaria de metilação do DNA durante a carcinogênese é crucial para o entendimento dos processos biológicos envolvidos no desenvolvimento tumoral. No presente estudo foi realizado quantificação relativa da expressão do mRNA dos genes DNMT1, DNMT3A, DNMT3B, MeCP2 e MBD4 de 61 amostras pareadas de tumores gástricos e tecidos gástricos não neoplásico adjacente, e 30 amostras de tecido gástrico de indivíduos sem neoplasia por PCR em tempo real. Na análise entre os diferentes grupos de amostras, o mRNA do gene DNMT1 foi significativamente mais expresso em tecido tumoral gástrico e adjacente quando comparado a tecido gástrico de indivíduo sem neoplasia (p= 0,0196; p= 0,0466, respectivamente). Além disso, observamos que o mRNA do DNMT3A foi significativamente mais expresso em tecido gástrico não neoplásico adjacente comparado ao tecido tumoral e ao tecido de indivíduos sem neoplasia (p=.0,0076; p= 0,0029, respectivamente). A análise com os dados clinicopatologicos relevou associação entre a expressão de mRNA do DNMT3B com presença de metástase em linfonodos (p=0,034) e com estadiamento III-IV do tumor gástrico (p= 0,048). Ao ser feita a correlação dos genes, obteve-se correlações forte entre os genes DNMT1 com MECP2 (0,686), DNMT3B com MBD4 e MECP2 (0,650 e 0,685, respectivamente) e MBD4 com MECP2 (0,790). Estes resultados sugerem que alterações na expressão de mRNA do gene DNMT1 e DNMT3A podem estar presentes em estágios iniciais da carcinogênese gástrica, a DNMT3B pode ser usado como marcador de prognostico. Sugere- se que mais estudos sejam realizados analisando processos regulatórios pós-transcricionais envolvidos na expressão dos genes da maquinaria de metilação do DNA.

• Dra. Danielle Queiroz Calcagno (Orientadora - UFPA)
  • Dra. Bárbara do Nascimento Borges (UFPA)
  • Dr. Edivaldo Herculano Corrêa de Oliveira (UFPA)
  • Dra. Carolina Oliveira Gigek (UNIFESP)